Café com limão emagrece?

O café com limão viralizou na web! Se você acompanha vídeos gravados por pessoas, de diferentes idades, nas redes sociais, provavelmente já viu alguém indicado café com limão para emagrecer. Mas será que isso é realmente viável? 

Que o café, além de delicioso, ajuda a evitar a manifestação de algumas doenças, todo mundo já sabe. No entanto, na hora de falar em perda de peso, há muitas dúvidas e mitos que são divulgados sobre o assunto.

 

Foto Café e limao

 

Café com limão tem beneficios para a saúde, mas alguns beneficios de

tomá-los misturados não passam de crença popular. Entenda

Tomar café com limão é uma tendência aderida por quem busca emagrecer, aliviar a dor de cabeça, entre outros usos. A ideia é tomar 240 ml de café com o sumo de um limão. Tanto o café quanto o limão têm benefícios comprovados para a saúde, os quais estão predominantemente associados ao seu alto teor de antioxidantes, que protegem o organismo dos efeitos dos radicais livres. Entretanto, alguns benefícios de tomar café com limão não passam de mitos. Entenda o que a ciência diz a respeito

Beneficios do Café com Limão

Os grãos de café torrados contêm mais de mil compostos bioativos, mas a cafeína e o ácido clorogênico (CGA) se destacam como principais compostos ativos com capacidade antioxidante, de acordo com estudo. Esses compostos protegem o organismo contra o crescimento do câncer, incluindo câncer de fígado, próstata, endometrial, mama, gastrointestinal e colorretal.

Além disso, o café foi associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e hepáticas e depressão, bem como a doença de Alzheimer e Parkinson.

Por fim, a cafeína é responsável pelo efeito de aumento de energia, influência positiva no desempenho dos exercícios de resistência e capacidade de aumentar a queima de calorias, resultando em perda de peso.

cafe cm limao

O que a crença popular diz sobre tomar café com limão

 

     2 - Ajuda a queimar gordura

Essa noção é predominante entre várias tendências que envolvem o uso de limão, mas, em última análise, nem o limão nem o café podem derreter a gordura.

A única maneira de se livrar da gordura indesejada é consumindo menos calorias ou queimando mais delas. Portanto, essa afirmação é falsa.

No entanto, estudos mostram que o café pode ajudá-lo a perder peso, razão pela qual algumas pessoas podem experimentar uma leve redução de peso ao consumir a bebida.

Pesquisas recentes descobriram que a cafeína pode estimular o tecido adiposo marrom (TAM), um tipo de tecido adiposo metabolicamente ativo que diminui com a idade e pode metabolizar carboidratos e gorduras.

Um estudo em humanos mostrou que a cafeína de uma xícara padrão de 240 ml de café pode aumentar a atividade TAM, causando um aumento na taxa metabólica que leva à perda de peso.

Da mesma forma, estudos mais antigos das décadas de 1980 e 1990 explicam que a cafeína pode aumentar a taxa metabólica durante as três horas após a ingestão, aumentando a queima de calorias em 8 a 11% – o que significa que você pode queimar 79 a 150 calorias extras por dia.

Dito isto, o potencial efeito de perda de peso pode ser devido à cafeína e não à mistura de café com limão.

     2 - Alivia a dor de cabeça

Uma hipótese sugere que a cafeína tem um efeito vasoconstritor – o que significa que aperta os vasos sanguíneos – o que reduz o fluxo sanguíneo na direção da cabeça e alivia a dor.

 

Pesquisas também sugerem que a cafeína pode amplificar os efeitos dos medicamentos usados ​​para dor de cabeça e enxaquecas.

No entanto, outra hipótese afirma que a cafeína pode agir como um gatilho para a dor de cabeça para alguns, juntamente com outras bebidas e alimentos, como chocolate, álcool e frutas cítricas, como limões.

Portanto, tomar café com limão pode aliviar ou piorar a dor de cabeça. E se ajudar a reduzir a dor, seria novamente devido à cafeína presente no café, e não ao café e ao limão.

Desvantagens

Evidências sugerem que tomar muito café pode levar ao vício em cafeína. Além disso, a ingestão regular de cafeína está ligada a distúrbios do sono e sonolência diurna associada, bem como a um risco maior de aborto.

Quanto aos limões, embora geralmente incomuns, algumas pessoas podem ser alérgicas ao suco, sementes ou cascas de frutas cítricas.